domingo, 13 de setembro de 2009

QUAIS OS TRÊS REQUISITOS PARA SER CONSIDERADO APÓSTOLO?

• Tem que ter visto o Senhor
• Tem que ter aprendido diretamente com Jesus
• Tem que ser chamado por Jesus
(Mc 3.13-19; Mt 10.1-4; Lc 6.12-16)

Então porque Paulo é considerado apóstolo?(Rm 11.13)

Ter visto (At 9.17; 1 Co 15.5-10; 1 Co 9.1)
Ter aprendido (Gl 1.1-24; 1 Co 11.23-26; 2 Co 12.1-12)
Chamado (Gl 1.1; 1 Tm 1.1; Ef 1.1; Cl 1.1;
• Tem que ter visto o Senhor
• Tem que ter aprendido diretamente com Jesus
• Tem que ser chamado por Jesus
(Mc 3.13-19; Mt 10.1-4; Lc 6.12-16)

64 comentários:

  1. Olá a paz do Senhor,
    Tendo em vista que nos dias atuais temos muitos com o título de apóstolos mas sem fundamento bíblico pois vemos que não procede.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só um ponto importante, na bíblia não deixa claro que para um homem ser Apóstolo necessariamente tem que ter visto Jesus após a ressurreição. Não podemos criar regras e mandamentos onde não existe e tornar um acontecimento de um período como uma regra geral, como se Deus não pudesse trabalhar de outras formas!!!

      Excluir
    2. Fico espantado de ver quantos cristãos hoje defendem posições, títulos ou idéias que nada mais são do que tradições que os próprios homens criaram. Muito do que vemos na cristandade ao nosso redor foi edificado sobre idéias humanas e não passam de tradições de homens. Aliás, a maioria dos erros na cristandade se apóiam nestes pontos: Tradição, Direção Humana e Sabedoria Humana.É muita pretensão alguém adotar para si o título de apóstolo. Por que? Oras, porque na Bíblia encontro algumas condições ou características para alguém ter sido um apóstolo:

      Viu o Senhor. 1 Co 9:1; 1 Co 15:8.


      Foi escolhido e enviado pelo Senhor Lc 6.13; Jo 6.70; At 9.15; 22.2-13.

      Testemunhou Sua ressurreição At 1.22; 1 Co 15.8,15

      Lançaram e formaram o alicerce da Igreja, da qual Jesus é a Pedra angular 1 Co 3.10; Ef 2.20

      Qualquer pessoa que não cumpra tais requisitos não é um apóstolo; é um impostor. Ap 2.2; 2 Co 11.13-15; 2 Tm 3.13

      E o muro da cidade tinha doze fundamentos, e neles os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro. Ap 21,14

      Enquanto não entendermos que os sistemas ou "igrejas" criadas pelo homem (e que, por conseguinte, exaltam o homem) estão em franca desobediência à Palavra de Deus, deixaremos de entender e desfrutar de muitas outras coisas que o Senhor nos quer ensinar.

      Excluir
    3. No chamado de Paulo há um paralelo com o VT , de acordo as 12 tribos de Israel ,Porque existiam duas tribos que se resumia em um só...interessante né?
      E no final das contas tinham quase que 13 tribos....muito interessante
      Essas duas tribos era as de : JOSÉ E BENJAMIN

      Excluir
    4. Saber oq da para entender. Que vcs que estudar a letra não são guiados pelo espírito santo ficar discutindo quem é apóstolo e quem não! Vão se converter e buscar o verdadeiro espírito e saber tomar cada um parte do seu ministério. Do que tomar parte do ministério dos outros. Isso é inveja vcs não são juiz deixa que Deus fassa. Vcs são considerados fariseus e escribas!

      Excluir
    5. Mario, vc falou bem. Isso significa que Paulo não era Apóstolo, foi ele mesmo que se instituiu. Sinceramente pra mim ele tinha caráter duvidoso

      Excluir
  2. Olá a paz do Senhor,
    Tendo em vista que nos dias atuais temos muitos com o título de apóstolos mas sem fundamento bíblico pois vemos que não procede.

    ResponderExcluir
  3. Creio que os que foram considerados apóstolos,estiveram com Jesus, presenciaram os milagres de Jesus, viram pessoalmente a Jesus, foram chamados pessoalmente por Jesus! Estes sim, foram verdadeiros apóstolos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Barnabe era apóstolo e não andou com Jesus.. Lucas era apóstolo e nunca viu Jesus.. então como pode ser isso? Creio que o ministro apostólico nunca morreu e não vai morrer. São os desbravadores e com maior visão que os pastores.. mais essa é só minha opinião.. paz amados

      Excluir
    2. Barnabé era um Presbítero. Lucas Evangelista!

      Excluir
    3. Lucas não era apóstolo, apenas registro a vida no evangelho de Lucas.
      São esses: Pedro, André, Tiago, João, Felipe, Bartolomeu, Tomé, Mateus, Tiago filho de Alfeu, Tadeu e Simão o nacionalista, e Judas iscariotista.
      Observe que Lucas não está relacionado.

      Excluir
    4. Quem foi os apostolos chamos deppois da morte de cristo

      Excluir
    5. Barnabé estava entre os que viram Jesus, ele presenciou a Jesus fisicamente...... Lembra que vários discípulos viram a Cristo subindo aos céus.....

      Excluir
    6. Exato tanto é que mais pessoas viram testemunharam e ainda assim nao foram chamadas de apostolo se não somente aqueles que o proprio cristo chamou e paulo que foi um encontro diferenciado a biblia nao cita nenhum outro nesse periodo como apostolo mas os dias atuai ta brotando apostolo ate dos bueiros misericordia

      Excluir
  4. entendemos também que,para ser considerado apóstolo teria que ter,caminhado com Jesus em vida,comido com Ele e te-lo visto ressuscitado,Paulo foi um mais expressivos Apóstolo de Cristo,mas ele mesmo se considerava um abortivo,não se achava no direito de ser chamado de apóstolo,no entanto todos sabemos da importância deste para a Igreja Cristo,agora o que dizer dos pseudos apóstolos da atualidade?,me lembro que o ponto mais alto que o homem almejava na escala ministerial era ser Pastor,hoje eles querem ser bispos,apóstolos e no futuro o que quererão ser?,jesus junior,semi deus ou coisa parecida,que DEUS se compadeça.

    ResponderExcluir
  5. Jesus Cristo se apresentou a Paulo, na viagem, Jesus apareceu diante dele é disse: porque me persegues? E Paulo respondeu; quem é o Senhor? E Jesus respondeu: eu sou Cristo, aquele que você persegue. Atos 9:3-6

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi uma visão e visão um monte de apóstolo hoje disse que teve tbm

      Excluir
    2. Foi visão sim, mas a vida de Paulo testifica que tinha autoridade apostólica, já a vida dos de hoje em dia...

      Excluir
    3. Irmão, isso foi o que Paulo relatou. Não temos a certeza da veracidade dessa informação, se ele foi verdadeiro ou não. Não duvido do chamado de Paulo, mas não tinha necessidade nenhuma dele se instituir Apóstolo aff

      Excluir
    4. Vc Não cre na palavra de Deus? Se está escrito entao é pura verdade

      Excluir
  6. Se Paulo pôde não estando com Cristo então eu posso tambem ,a quantos Jesus se manifestou como a Paulo ? lembrem a palavra escrita cessou ,no entanto O ESPIRITO SANTO QUE CHAMOU A PAULO CONTINUA CHAMANDO OUTROS, NÃO PAREM NO TEMPO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. quem chamou paulo foi o proprio Jesus

      Excluir
    2. Numa visão e visão os atuais também tem....

      Excluir
    3. Não foi uma visão espiritual. Ele apareceu fisicamente. Os que estavam com Paulo puderam ouvir Jesus falar com ele. Não foi um sonho ou uma aparição que só ele poderia testemunhar.

      Excluir
  7. Se Paulo pôde não estando com Cristo então eu posso tambem ,a quantos Jesus se manifestou como a Paulo ? lembrem a palavra escrita cessou ,no entanto O ESPIRITO SANTO QUE CHAMOU A PAULO CONTINUA CHAMANDO OUTROS, NÃO PAREM NO TEMPO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo viu Jesus ressurreto e aprendeu com Jesus no deserto.
      Esse povo que falam que são apóstolos, estão na heresia

      Excluir
  8. Paulo esteve com Jesus, por diversas vezes.
    E disse o Senhor em visão a Paulo: Não temas, mas fala, e não te cales;
    Porque eu sou contigo, e ninguém lançará mão de ti para te fazer mal, pois tenho muito povo nesta cidade.
    E ficou ali um ano e seis meses, ensinando entre eles a palavra de Deus.

    Atos 18:9-11

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teve com Jesus várias vezes????Aonde?????Não foi com Ananias nao?

      Excluir
    2. Gente querendo é título que não existe mais,ao invés de seguir a Jesus Cristo.
      Querem se aparecer.
      Que apóstolo,no máximo presbítero

      Excluir
  9. O próprio Paulo diz em 1 Coríntios 12

    28. Na Igreja, Deus pôs tudo no lugar certo: em primeiro lugar, os apóstolos; em segundo, os profetas; e, em terceiro, os mestres. Em seguida pôs os que fazem milagres; depois os que têm o dom de curar, ou de ajudar, ou de liderar, ou de falar em línguas estranhas.
    29. Nem todos são apóstolos, ou profetas, ou mestres. Nem todos têm o dom de fazer milagres,
    30. nem de curar doenças, nem de falar em línguas estranhas, nem de explicar o que essas línguas querem dizer.
    31. Por isso se esforcem para ter os melhores dons. Porém eu vou mostrar a vocês o caminho que é o melhor de todos.
    Portanto se não fossem existe mais apóstolos Paulo não citaria. E outra, para ser considerado apóstolo, Precisa desses requisitos, acima no texto, então será que pessoas não têm comunhão com Deus e não podem ter recebido visitação do Senhor e visto a Ele? Será que não pode ter visões e revelações w ter sido chamado como Ele?? Com certeza sim então podem sim, pq eu já tive experiência maravilhosas de visões com meu amado Jesus e revelações, então podem existir apostolos sim. Agora infelizmente existem os falsos apóstolos, que se intiluam cimo tais sem ter sido chamado por Cristo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo parabens e bíblico apóstolo tbm Efésios 4 versículo 11 Ele mesmo deu uns para apostolos outros para profetas e outros para evaneglistas outros para pastores e doutores na minha opiniao e tá na bíblia existe sim apostolo nos dias de hoje

      Excluir
    2. Eu creio que os dons são contemporâneos porem infalível so as escrituras e Jesus é a hermeneutica das escrituras

      Excluir
  10. Matias foi apóstolo e não viu Jesus não aprendeu com Jesus como fica é claro que o ministério apostólico ainda está em evidência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem disse que Ele não viu o Senhor e não aprendeu com Ele? Ou vc acha que só os 12 inicialmente escolhidos eram discípulos?

      Excluir
  11. Os apóstolos de hoje, não tem moral nenhuma para acharem que são iguais e ou tiveram a experiência que Paulo teve com o Senhor Jesus. Basta observar a vida e a reputação de Paulo e os apóstolos atuais.

    ResponderExcluir
  12. Meus irmaos essa discussão é desnecessária fico na cerne do cristianismo que quem ser maior no Reino de Deus seja o menor, esqueçam os títulos e lutem pela causa principal ganhar Almas para o Reino.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que resposta sábia. Eu ainda fico na dúvida sobre apóstolos. Só que queria entender com simplicidade ☺☺

      Excluir
  13. Mais opnando sobre o assunto por favor assistir vídeo do doutor Augustus Nicodemos no youtube cujo o título é o que é um apóstolo bíblico? Assistam e terão a noção sobre o que é um apóstolo de Cristo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os apóstolos chamados por Cristo deram a vida pelo evangelho, os "apóstolos" de hoje vivem do evangelho,diferença grotesca entre os verdadeiros e os falsos apóstolos.....

      Excluir
  14. Não se deve comparar experiências pessoas as quais não se pode provar somente para conseguir um Título. Infelizmente a busca por reconhecimento humano tem apoderado-se do coração dos homens.

    ResponderExcluir
  15. Gente dar pra ver como título mudar a cabeça das pessoas conheço gente que por causa de título não querem nem ser chamado de irmão
    Missericordia
    Meio mudo de missionários nas suas zonas de conforto enchendo linguiça
    Pastores cacetando ovelha por causa de dinheiros w por aí vai
    Não se ver mais ninguém querendo ser chamado de servo de cristo
    Só querem cargo eclesiástico
    Patente de 5 Estrela e oloforte com otdor
    Jesus estar voltando mesmo
    Olha os sinais. Aceito críticas
    Eliete Gonçalves

    ResponderExcluir
  16. Em Marcos 3:16-19, a Bíblia especifica quais são os apóstolos. Apóstolo são os da escolha de Cristo e exatamente os que Ele queria que os escolheu. A escolha foi feita para que os apóstolos convivessem com Cristo e por Ele enviados a proclamar. Como foi muito bem exposto acima, estes são os critérios para ter sido um Apóstolo:
    • Tem que ter visto o Senhor
    • Tem que ter aprendido diretamente com Jesus
    • Tem que ser chamado por Jesus
    (Mc 3.13-19; Mt 10.1-4; Lc 6.12-16)

    Assim sendo, apóstolo hoje só serve para confundir o entendimento daqueles que tem maior dificuldades na interpretação dos textos bíblicos.

    ResponderExcluir
  17. Os apóstolos chamados por Cristo deram a vida pelo evangelho, os "apóstolos" de hoje vivem do evangelho,diferença grotesca entre os verdadeiros e os falsos apóstolos.....

    ResponderExcluir
  18. E segundo as Escrituras mais um requisito ter visto o Senhor Jesus subir aos céus ser um dos quatrocentos que viram.

    ResponderExcluir
  19. Acredito que sim, existe sim, em 1 Coríntios 12:12 em diante fala sobre a importância dos membros do corpo, a igreja é como um corpo, e acredito que esses dons ministeriais(Pastor,Apostolo,profeta, mestre, evangelhista) é para fim proveitosos para o corpo de Cristo, como diz em Efesios 4:11.... e o 12 dizendo "com o fim de preparar os santos para obra do ministério,para que o corpo de Cristo seja edificado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitos estão se enganando achando que estao sendo honrados e glorificados, mas aqueles que sabem qual o fim profeitoso do seu ministério, a glória é para Deus, e com a edificação do corto de Cristo, a igreja.

      Excluir
    2. Não deixa claro meu caro, como muitos outros posicionamentos. Se você verificar a tradição oral e escrita, nos originais ( na cultura hebraica você notará sua dúvida)..

      Excluir
  20. Só um ponto importante, na bíblia não deixa claro que para um homem ser Apóstolo necessariamente tem que ter visto Jesus após a ressurreição. Não podemos criar regras e mandamentos onde não existe e tornar um acontecimento de um período como uma regra geral, como se Deus não pudesse trabalhar de outras formas!!!

    ResponderExcluir
  21. Bom, a língua materna bíblica se constituem dentro do povo judeu. Se não termos como base as tradições orais e escritos dentro desta cultura, para onde vamos? Como afirmam alguns aqui...outra coisa é especular que não há registro na bíblia que afirma uma doutrina ou outra. Se não conhecermos a tradição oral e escrita, não saberemos nada mesmo...
    Faço minha a frase de Van Baalem:" Nunca houve na história da igreja cristã uma geração de um povo tão analfabeto biblicamente falando como a nossa" escrito desde 1920, e tão atual...
    Estudem povo meu!

    ResponderExcluir
  22. Leia lucas 11:49 Palavra de Jesus. A palavra de Deus diz que nós devemos crescer na graça e no conhecimento (2 Pedro 3:18). O que ocorre hoje é que muitos estão invertendo esta ordem e com isto, estão matando muitos crentes que Deus está levantando hoje. Pois, a letra mata, mas , o Espírito vivifica. Paulo quando não conhecia o Evangelho (Jesus Cristo) vivia matando os novos cristãos que Jesus estava levando mas, após a sua conversão, passou a dar a vida pelos cristãos. A Bíblia é um livro de salvação e este só pode ser compreendido verdadeiramente através do espírito. Meu conselho: Tenha uma disciplina espiritual. Ore,Jejue e medite na Palavra de Deus que o seu espírito irá lhe ensinar assim como me ensinou pois,sou novo na fé e já tentaram matar a minha fé mas, Deus me fortaleceu e continuo firme para a glória de Deus. Todas as minhas dúvidas eu oro e clamo ao Senhor e ele me revela na sua palavra. O meu segredo: Intimidade com o Autor e consumador de minha fé. Deus tem tesouros escondidos em sua palavra e que deseja revelar aquele que se tornar seu amigo íntimo. Isaías 45:2-3

    ResponderExcluir
  23. Sendo assim ninguém é apóstolo ou somente CRISTO pq ele diz q ninguém viu o senhor exceto ele q dos céus desceu

    ResponderExcluir
  24. Perdão irmãos mais apóstolo nunca mais teremos, título se dá a qualquer um, mais características de um apóstolo o senhor resolveu dá aqueles a quem ele o chamou para o apostolado

    ResponderExcluir
  25. Acho que cada um tem o direito de expressar o seu pensamento interpretativo,desde que seja feito com amor e temor a Deus. Deus pai é o juiz,ele julgará todos os pensamentos e intenções do coração do homem. Só podemos julgar pelas obras de cada um. Acredito que você é apóstolo de Cristo se você viver e praticar as mesmas obras.se existe o verdadeiro também existe o falso apóstolo. Em apoc 2.2 jesus disse: conheço as tuas obras, se referindo a igreja em Éfeso, que puseste a prova os que a si mesmo se declaravam apóstolos e não são, e os achaste mentirosos. Essa prática de se declarar apóstolo não é coisa nova.

    ResponderExcluir
  26. Paulo não teve a oportunidade que os outros apóstolos tiveram por isso que ele se considerava um aborto ou seja nasceu fora do tempo mais teve a aprovação de Deus como contestar isso.

    ResponderExcluir
  27. Efésios 4:11 E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, 12 Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo;

    Se Ele mesmo deu os 5 ministérios para aperfeiçoamento e edificação do corpo de Cristo, e não tem mais os 5 ministérios e o Pastor deveria estar incluído nisso, então, hoje, já não podemos ser aperfeiçoados e edificados. Deve ser por isso que o Evangelho de Cristo foi transformado em uma verdadeira bagunça.
    Deus é Deus e faz o que quer, como quer e quando quer.
    As pessoas vivem por regras e doutrinas criadas por homens e esquecem o agir do Espírito.

    ResponderExcluir