Uma reflexão no livro de Tiago...
A FÉ SEM OBRAS É MORTA
“Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos” (1. 22)“Se alguém supõe ser religioso, deixando de refrear a língua, antes, enganando o próprio coração, a sua religião é vã. A religião pura e sem mácula, para com o nosso Deus e Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e a si mesmo guardar-se incontaminado do mundo” (1.26-27)“Meus irmãos, qual é o proveito, se alguém disser que tem fé, mas não tiver obras? Pode, acaso, semelhante fé salvá-lo?” (2. 10)“Assim, também a fé, se não tiver obras, por si só está morta” (2.17)“Crês, tu, que Deus é um só? Fazes bem. Até os demônios crêem e tremem” (2.19)“Não foi por obras que Abraão, o nosso pai, foi justificado, quando ofereceu sobre o altar o próprio filho, Isaque? Vês como a fé operava juntamente com as suas obras; com efeito, foi pelas obras que a fé se consumou” (2.21-22)“Verificais que uma pessoa é justificada por obras e não somente por fé” (2.24)“Porque, assim como o corpo sem espírito é morto, assim também a fé sem obras é morta” (2.26)
AS OBRAS DA NOSSA FÉ
Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça no falar, é perfeito varão, capaz de refrear também todo o corpo” (3.2)“A língua, porém, nenhum dos homens é capaz de domar; é mal incontido, carregado de veneno mortífero. Com ela, bendizemos ao Senhor e Pai; também, com ela, amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. De uma só boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não é conveniente que estas coisas sejam assim. Acaso, pode a fonte jorrar do mesmo lugar o que é doce e o que é amargoso?” (3.8-11)“Quem entre vós é sábio e inteligente? Mostre em mansidão de sabedoria, mediante condigno proceder, as suas obras” (3.13)“A sabedoria, porém, lá do alto é, primeiramente, pura; depois, pacífica, indulgente, tratável, plena de misericórdia e de bons frutos, imparcial, sem fingimento” (3.17)“Não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus” (4.4)
.........................................................................................................................................................................
Chega de insistirmos em ser “amigos” do mundo, em fazer concessões a ele, em servir a dois senhores ao mesmo tempo. A Palavra de Deus constantemente nos afirma que não é possível agradar a Deus dessa forma!Chega de insistirmos em sermos os novos fariseus, que buscavam a Deus com suas bocas, mas mantinham seus corações longe da vontade do Senhor; que faziam infinitas obras maravilhosas aos olhos dos homens, mas suas motivações em nada agradavam ao Senhor.Chega de insistirmos em dizer que “Acreditamos em Deus e em Jesus”! Que há de glorioso nisso? Até mesmo os demônios conhecem o poderio de Deus, até mesmo os demônios reconhecem que Jesus é o Filho de Deus, o Messias, Aquele que é capaz de destruí-los com uma só palavra de sua boca! Como podemos achar que somos pessoas “diferentes” apenas por declarar que acreditamos que “Deus é Deus”?Nossa fé precisa ultrapassar o limite das palavras e alcançar o agir, as obras, com as verdadeiras motivações, em espírito e em verdade! Não “religiosidade”, não “ativismo”, não o “muito fazer” dentro de nossas igrejas, em ministérios, aparecendo aos olhos dos homens e recebendo o seu reconhecimento. Mas nas pequenas coisas, aquelas invisíveis aos olhos humanos, aqueles momentos em que nossos irmãos em Cristo não nos vêem e não nos julgam: aquilo que nós PENSAMOS, aquilo que nós SENTIMOS, aquilo que nós FALAMOS, aquilo que nós transmitimos com nossa simples presença.Em que temos sido diferentes dos incrédulos, daqueles que ainda não conheceram a Verdade do Senhor, daqueles que ainda não nasceram de novo? EM QUE? Temos falado de forma diferente? Temos tido pensamentos e sentimentos diferentes? Temos tido pureza em nossas ações e motivações? Temos sido SANTOS, como NOSSO DEUS é Santo?Exagero? Exagero é o que este mundo tem feito com as vidas dos Filhos de Deus! Matado, destruído, criado pessoas solitárias, sem identidade, que nunca se acham amadas, sem sonhos, inseguras, infelizes, insatisfeitas, estressadas, cheias de amargura, rancor, inveja, orgulho... Nós não fomos criados pra viver dessa forma! Jesus morreu para que tenhamos vida em ABUNDÂNCIA! Mas nós temos aceitado como NORMAL o padrão do mundo, enquanto achamos EXAGERADO o padrão de Deus!Onde está a nossa FÉ?
.......................................................................................................................................................................
“Senhor, ensina-me, dia após dia, a ser Fiel a Você nas mínimas coisas, em meus pensamentos, em meus desejos, sentimentos, palavras, atitudes... Ensina-me a ser como Você é, Jesus!”
“Como filhos da obediência, não vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância; pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento, porque está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. Ora, se invocais como Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo as obras de cada um, portai-vos com temor durante o tempo da vossa peregrinação” (I Pedro 1.14-17)
quinta-feira, 30 de julho de 2009
terça-feira, 28 de julho de 2009
SE DEUS FOR CONTIGO

Se Deus for o teu Orientador, na hora da dúvida, ficará bem claro,o caminho que deverás seguir, após uma singela oração.Se Deus for o teu Médico, saberás distinguir entre a doença carnal,que precisa de médico, e a doença espiritual, que só Ele pode curar.Se Deus for o teu melhor Amigo, você sabe que poderá contar com Ele a qualquer hora, na alegria ou na tristeza, com ou sem dinheiro,com coragem ou morrendo de medo, ele será teu ombro e te consolará.Se Deus for o teu Confessor, você terá com quem desabafar,falar dos seus erros, dos deslizes que todos cometemos,e Ele te perdoará e aliviará a tua alma.
Se Deus for a tua Bandeira, e se por Ele lutares,se não negares o Seu nome, o Seu amor e a importância Dele na tua vida, então, Ele também não te negará, não te deixará desamparado.
Se Deus for contigo, nada te abalará, nem pedra que caia do céu,nem terremoto que estremeça o chão, nem inimigos invisíveis da noite, e você terá o maior tesouro que um homem pode alcançar na Terra, terá a paz interior, essa paz te conduzirá a certeza,e essa certeza será transformada em fé, e essa fé produzirá frutos,e seus frutos se espalharão, e o mundo será melhor, e assim,Deus será na sua vida, o que é, foi e sempre será: Tudo!
DEUS TE ABENÇOE!
VIGIAI!

se você não tomar cuidado vai cair… Vai cair sim… Se não vigiar cedo ou tarde cairá na cilada do inimigo. É Uma questão de tempo… Não adianta querer dar uma de durão, de que comigo não acontece, enfim…. Se não for vigilante vai ser pego.Nossa vigilância precisa ser levada mais a sério.Desculpe-me a força da expressão agora, mas não interessa se você está com dificuldades, se está passando por provação, se está em depressão….Pegue a sua bíblia e vai ler, dobre os seus joelhos e vai orar! Não perca tempo, é urgente!Talvez você já tenha esperado demais. Não espere chegar determinada situação. Não espere sua fé “melhorar”. Isso não existe, pois você que precisa correr atrás.Procure tempo. Não seja vencido por ele. Ore no ônibus, na fila do banco, enfim, ore, leia a Palavra, aprofunde-se na espiritualidade e não saia mais dela, pois aqueles que se consideram firmes podem cair sim. Ser vencido pelo inimigo é muito fácil, porque ele apresenta coisas boas pra gente. Coisas que nos alegram (ainda que por algum tempo), coisas que dão prazer e nos satisfazem. Mas vai durar por apenas algum tempo. Depois você é candidato à tristeza e depressão, candidato à revolta e indignação consigo mesmo. Não queira passar por isso.Volte para aquela espiritualidade que um dia você teve. Aliás, mergulhe mais ainda no coração de Deus, porque o tempo está passando e muitos estão sendo vencidos.Por isso, se caiu é melhor levantar-se. Se está no fundo do poço você só tem uma saída: para cima. Não importa o tamanho do seu pecado ou do erro que você cometeu. Agora não tem jeito: levante a cabeça e vamos em frente…. Se pecou, fazer o quê? Somos seres humanos… somos fracos…. Mas não fique mais escravizado. Quebre estas correntes agora mesmo em nome de Jesus. Meu irmão, minha irmã… todos nós estamos sujeitos. Eu também sofro tentações. Eu também passo por desânimo e dificuldades. Mas eu não posso parar se algo aconteceu. Ninguém está livre disso. Todos nós somos alvo do inimigo. Por isso, além de desviar das flechas inflamadas é melhor estar com o escudo da vigilância. Vamos! Bola pra frente. Chega de mornidão. Levante-se e tenha coragem! Bom, esse é meu grito de alerta de hoje. Espero que VC me leve a sério.
O AMOR DE DEUS

Independente da nossa aparência física.
"Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao SENHOR, essa sim será louvada." Pv 31:30"E perguntaram-lhe, dizendo: Mestre, nós sabemos que falas e ensinas bem e retamente, e que não consideras a aparência da pessoa, mas ensinas com verdade o caminho de Deus." Lucas 20:21
O amor de Deus é ...
O maior amor que alguém nos pode dar.
"Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus;"Ef 2:4-6
O amor de Deus é ...
Incompreensível.
"E conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus." Efésios 3:19"Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor." Romanos 8:39"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." João 3:16
O amor de Deus é ...
Fonte de riquezas incalculáveis.
"Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda." João 15:16"E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados." Romanos 8:17
O amor de Deus é...
Renovador.
"Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo."II Coritios 5:17
O amor de Deus é...
a razão pela qual eu lhe chamo Pai:
"Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;" João 1:12"Vede quão grande amor nos tem concedido o Pai, que fôssemos chamados filhos de Deus. Por isso o mundo não nos conhece; porque não o conhece a ele." 1 João 3:1"Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus;" Ef. 2:19
segunda-feira, 13 de julho de 2009
VOLTEMOS AO PRIMEIRO AMOR

O PASTOR

quinta-feira, 9 de julho de 2009
PORQUE EU EXISTO?

Eclesiastes 1.16-18Com certeza muitos de nós já paramos para pensar na finalidade da vida. Entretanto, ainda que você nunca tenha analisado esse assunto como filósofo, vivemos de acordo com certas formas de pensamento e nossas atitudes revelam qual é a filosofia que seguimos. Sendo assim, nossas atitudes mostram qual é o nosso pensamento sobre a finalidade da vida.Por exemplo, se alguém concentra todos os seus esforços nos estudos e tem a meta de alcançar graus cada vez maiores dentro da academia, então a sua filosofia diz que o estudo é a finalidade da sua vida. O mesmo podemos dizer sobre pessoas que se dedicam dessa forma ao trabalho, ao prazer ou às riquezas. Ainda que essas pessoas digam que a finalidade de suas vidas é “conhecer a Deus e se alegrar dEle”, são as suas atitudes que vão revelar se essa finalidade é verdadeira.Essas são as perguntas que o livro de Eclesiastes busca responder. E ele as responde não teoricamente, mas a partir de experiências. Em cada etapa da vida, ele busca viver de uma maneira e tenta se concentrar em um aspecto da vida, verificando se aquele deve ser o seu objetivo último ou se aquela maneira de viver irá lhe trazer algum proveito ou vantagem.Eclesiastes 1.16-18 – ele estabelece como finalidade da vida a busca pelo conhecimento, e busca saber o que é a sabedoria, o que é a loucura e o que é a estultícia.- Sabedoria (acadêmica): saber muitas coisas sobre tudo o que existe: guerra, paz, política, economia, agricultura, veículos, armas, medicina;- Loucura: o agir daquele que está internado em clínicas psiquiátricas, comportamentos anormais;- Estultícia: imprudência, inconseqüência em ações, egoísmo, escassez moral e espiritual.Ao final, ele reconhece que a busca pelo conhecimento não traz proveito. Antes, se alguém tem como finalidade da vida o conhecimento, esse corre atrás do vento, vivendo uma vida fútil e totalmente nula.Eclasiastes 2.1-10 – ele estabelece como finalidade da vida a busca pelo prazer, e decidiu não se negar de coisa alguma que os seus olhos desejassem. Ele se entregou ao vinho (v.3) como fonte de prazer, além de bebidas, drogas e tudo o mais que pode afetar o sistema nervoso. Ele se entregou ainda ao trabalho (vv.4-6), à busca por riquezas (vv.7-8a) e à satisfação dos sentidos (vv.8b) como fontes de prazer. No entanto, no versículo 11 ele conclui que a busca pelo prazer é perda de tempo, é coisa fútil e absurda.Se alguém dedicar a sua vida para encontrar essas coisas vai encontrar uma vida vazia, e que no final vai levar somente ao desespero. Nada disso consegue trazer sustentação ou esperança à vida.No decorrer do livro de Eclesiastes o autor reflete sobre o aprendizado com as experiências, compartilhando conosco conclusões imediatas ao tempo de reflexão. Ao final, ele diz:Eclesiastes 12.1 – “Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos em que dirás: Não tenho prazer neles”.Lembrar significa não apenas uma ação mental, mas também implica em agir em concordância com o pensamento. A finalidade da vida é, portanto, pensar em Deus, estabelecê-lo como o alvo da vida e agir para alcançar esse alvo. Enquanto todas as demais buscas resultam em nada, essa busca prepara a pessoa para encontrar-se definitivamente com Deus (Ec 12.7,14).
Assinar:
Postagens (Atom)